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CRT-MG e Comitê Gestor do Projeto Trilhas de Futuro discutem parcerias para beneficiar estudantes do ensino técnico de Minas Gerais

  • 4 de maio de 2022

Em reunião na Cidade Administrativa, presidente do CRT-MG coloca a autarquia federal à disposição de programa do Governo de Minas, que oferece mais de 40 mil vagas gratuitas para cursos técnicos no Estado

O Presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais – CRT-MG, Nilson Rocha, se reuniu na tarde desta terça-feira (3) com Amanda Barboza, Coordenadora de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Governo de Minas Gerais (SEE-MG) e presidente do Comitê Gestor do Projeto Trilhas de Futuro, promovido pelo Governo do Estado para oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.

O encontro foi realizado na Cidade Administrativa (Sede do Governo de Minas) em Belo Horizonte. Além do presidente do CRT-MG, participaram da reunião Renata Carvalho, Chefe de Gabinete da Presidência; Lincoln Carvalho, Gerente de Comunicação; e Claiton Cesar, jornalista da autarquia federal.

Nilson Rocha e Renata Carvalho explicaram a trajetória e o trabalho desenvolvido pelo CRT-MG, que tem o papel fundamental na valorização dos técnicos industriais do Estado e na fiscalização do exercício da profissão. Também falaram sobre a ótimo relacionamento que o órgão possui com escolas técnicas e empresas do Estado, onde promove palestras sobre diversos assuntos de interesse dos profissionais e estudantes técnicos. A ideia é oferecer esse tipo de apoio às escolas que integram o projeto Trilhas de Futuro, além de intermediar junto às empresas o encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho.

Amanda Barboza mostrou-se muito receptiva a esse apoio do CRT-MG e o  indicou para que seja ouvido durante as etapas iniciais das próximas edições do programa. Ela explicou que o Trilhas de Futuro é um projeto grande e estratégico para o Governo de Minas, e a Educação é uma das partes do projeto, bem como diversas outras secretarias como a de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESE). Segundo a coordenadora, um primeiro momento, antes de serem lançadas as vagas para os cursos, a SEDE e a SEDESE iniciam um processo de escuta das instituições, das regiões e do mercado de trabalho para análise de empregabilidade, conhecendo as demandas de cada região do Estado em termos de quais cursos serão oferecidos e onde há maiores chances desses futuros profissionais estarem empregados. É nesse momento que o CRT-MG pode ser ouvido para oferecer o apoio logístico e estratégico junto às empresas na oferta de vagas de trabalho aos futuros profissionais. Após isso, a Secretaria de Educação entra com a operacionalização do programa. Amanda também informou que a terceira edição do Trilhas do Futuro deve iniciar no segundo semestre de 2022.

Nilson Rocha considerou extremamente importante e proveitosa essa reunião. “Fomos muito bem recebidos pela presidente do Comitê Gestor do Trilhas de Futuro, Amanda Barboza. Pudemos apresentar o CRT-MG nos colocar à disposição para quaisquer demandas a fim de contribuir com o programa Trilhas de Futuro, que é um projeto importantíssimo para os futuros profissionais técnicos de nosso Estado. Ela prometeu nos encaminhar para a assessoria direta com o Governador, para que nós possamos participar de forma mais ativa desse programa. As perspectivas futuras são as melhores possíveis”, destacou o presidente do CRT-MG.

Trilhas de Futuro

Iniciado em 2021, o Trilhas de Futuro está em sua segunda edição e já conta com mais de 270 mil inscrições, recorde se comparado ao ano passado, quando 168 mil estudantes se inscreveram. São 40 mil vagas para diversos cursos de formações profissionais gratuitas, oferecidos por escolas de ensino técnico privadas e públicas, por meio de parceria com o Governo de Minas. Os estudantes selecionados para participar desta segunda edição do programa terão até a próxima sexta-feira (6/5), para realizar a matrícula na unidade de ensino para a qual foram encaminhados.

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O encontro foi realizado na Cidade Administrativa (Sede do Governo de Minas) em Belo Horizonte. Além do presidente do CRT-MG, participaram da reunião Renata Carvalho, Chefe de Gabinete da Presidência; Lincoln Carvalho, Gerente de Comunicação; e Claiton Cesar, jornalista da autarquia federal.

Nilson Rocha e Renata Carvalho explicaram a trajetória e o trabalho desenvolvido pelo CRT-MG, que tem o papel fundamental na valorização dos técnicos industriais do Estado e na fiscalização do exercício da profissão. Também falaram sobre a ótimo relacionamento que o órgão possui com escolas técnicas e empresas do Estado, onde promove palestras sobre diversos assuntos de interesse dos profissionais e estudantes técnicos. A ideia é oferecer esse tipo de apoio às escolas que integram o projeto Trilhas de Futuro, além de intermediar junto às empresas o encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho.

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Nilson Rocha considerou extremamente importante e proveitosa essa reunião. “Fomos muito bem recebidos pela presidente do Comitê Gestor do Trilhas de Futuro, Amanda Barboza. Pudemos apresentar o CRT-MG nos colocar à disposição para quaisquer demandas a fim de contribuir com o programa Trilhas de Futuro, que é um projeto importantíssimo para os futuros profissionais técnicos de nosso Estado. Ela prometeu nos encaminhar para a assessoria direta com o Governador, para que nós possamos participar de forma mais ativa desse programa. As perspectivas futuras são as melhores possíveis”, destacou o presidente do CRT-MG.

Trilhas de Futuro

Iniciado em 2021, o Trilhas de Futuro está em sua segunda edição e já conta com mais de 270 mil inscrições, recorde se comparado ao ano passado, quando 168 mil estudantes se inscreveram. São 40 mil vagas para diversos cursos de formações profissionais gratuitas, oferecidos por escolas de ensino técnico privadas e públicas, por meio de parceria com o Governo de Minas. Os estudantes selecionados para participar desta segunda edição do programa terão até a próxima sexta-feira (6/5), para realizar a matrícula na unidade de ensino para a qual foram encaminhados.

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